3 de jan de 2017

Descarte correto para óleo de cozinha usado.

Posted by Pedro Malta | 11:57 Categories:



Nós da Futura Ambiental estamos licenciados para  a Coleta do Óleo de Cozinha, monitoramos, recolhemos e destinamos da forma mais adequada o óleo vegetal e ainda orientamos quanto a instalação de pontos de coleta organizados, podendo ser em escolas, restaurantes, associações de moradores, dentre outros.
Por falta de informação, grande parte da população ainda descarta o óleo usado na pia, no lixo comum ou mesmo diretamente em rios e córregos. Quando descartado na pia, por causa de sua viscosidade cria uma crosta que retém resíduos que além de causar entupimentos, atrai animais nocivos para a nossa saúde como ratos, barata e outros insetos. Em alguns casos o encanamento pode ficar tão acumulado de resíduos de tal forma que a única solução é a troca de toda tubulação gerando um custo a mais e que poderia ser evitado com o descarte correto. Grande parte do óleo (que não ficou retido na tubulação) desce pela rede de esgotos e alcança rios e mares, ao entrar em contato com os mananciais hídricos o óleo cria uma fina camada em cima da água (por ser menos denso) que impede a penetração dos raios solares, dificultando a troca de gases entre a água e a atmosfera, reduzindo o oxigênio e prejudicando a vida aquática. Um litro de óleo pode poluir mais de 20 mil litros de água. Porém, o risco maior está nos resíduos que aderem como uma cola à rede coletora, provocando entupimento e refluxo de esgoto.
No solo (quintal, lixões, terrenos baldio, dentre outros) o óleo contribui para a impermeabilização podendo causar processos de enchente e alagamento. Pode também destruir a vegetação e tornar o solo infértil.
Quando entra em processo de decomposição, o óleo também pode eliminar gás metano que além do mau cheiro agrava o efeito estufa e propicia a chuva ácida.
Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto, basta após o seu uso (esperar um pouco para que esfrie) colocá-lo em uma garrafa (pode ser Pet), lembrando que não precisa que seja filtrado ou que seja misturado a qualquer outra substância. Em seguida é só encaminhar para o devido tratamento. Entre em contato e agende uma visita.

0 comentários:

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube