11 de out de 2011

Quando esta certo e quando esta errado

Posted by Pedro Malta | 09:26 Categories: ,
Estamos vivenciando uma situação que mostra como estamos despreparados como povo, e como não confiamos em nossos governantes, não que eles mereça nossa confiança mas se é pra ser governado por alguém seria melhor que fosse por pessoas em quem confiamos.




Em São Paulo na área onde hoje esta localizado o  Center Norte e suas adjacências tivemos recentemente riscos de explosões devido ao vazamento de gás metano, alguns lugares chegaram a ficar fechados para que fossem instalados dutos de ventilação para evitar as possíveis explosões, esse metano surgiu ali porque no período entre 1950 e 1970 o local era um lixão que foi desativado e aterrado e depois vendido para que empresas pudessem ali construir seus empreendimentos, agora pergunto que tipo de estudo, analise e trabalho preventivo foi feito que permitiu que mais de 40 anos após o termino de atividades do lixão fossemos surpreendidos com riscos de explosões, se é que esse são os únicos riscos que existem afinal de contas é  de um lixão que estamos falando e se estamos detectando gás metano, que outros produtos tóxicos foram depositados ali e podem gerar gases que vão alcançar aquela região.



Na ultima sexta feira, dia 07 de outubro o ministério publico pediu a interdição imediata de um conjunto habitacional que é vizinho ao Center Norte que chegou a ser interditado mas após a instalação de drenos voltou a funcionar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação cerca de 2.800 pessoas moram no local, e obviamente uma medida como essa não é tão fácil de ser cumprida como foi para ser decretada, alem do conjunto habitacional uma creche também devera ou deveria ser interditada, porém cerca de 200 moradores fizeram um protesto contra a interdição e um abaixo assinado, contra a medida.



A população alega que não tem como abandonar suas casas e ainda reforça que não exitem riscos de explosões e que nunca "sentiram cheiro" de gás metano na região, já por sua vez o governo defende a necessidade da instalações de drenos e que o local deveria estar vazio durante todo o processo para diminuir os riscos de explosões.



Faixas como essa acima mostram como a população esta reagindo as medidas do governo.



Analisando este acontecimento podemos identificar 2 grandes problemas do Brasil talvez sejam até os principais problemas.

1- Fazer qualquer coisa de qualquer maneira pois isso será um problema para os próximos governos, como continuamos tendo problemas de construções sobre lixões será que precisaremos antes de comprar uma casa, alugar uma loja pedir o histórico do local pra saber se a 50 anos atras não foi o aterro, lixão ou coisa do tipo e que no futuro teremos problemas que poderiam ter sido evitados a muito tempo.

2- O governo com o passar dos anos se tornou nosso inimigo, sim isso mesmo, eu não estive no local nem conheço a equipe que fez a analise por isso não posso atestar sua idoneidade, mas a principio esta medida deveria ser para proteger a população de uma possível catastrofe, mas como confiaremos nos governantes e nas empresas publicas, eles perderam essa confiança a muito tempo e hoje em dia nem eles confiam uns nos outros.




Só espero que mais uma vez o governo esteja errado e que o risco de explosão seja apenas mais uma manobra do governo para se dar bem em cima da população.

2 comentários:

lucasmoreira disse...

Realmente perdemos totalmente a confiança nos governantes, diferente do Japão, por exemplo, que na tsunami, se manteve calmo esperando a reação do governo (que reagiu) e fez o melhor para o povo. Infelizmente, você está certíssimo quanto aos problemas citados.

lucasmoreira disse...

Realmente perdemos totalmente a confiança nos governantes, diferente do Japão, por exemplo, que na tsunami, se manteve calmo esperando a reação do governo (que reagiu) e fez o melhor para o povo. Infelizmente, você está certíssimo quanto aos problemas citados.

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube