26 de out de 2011

Casa de Material PET

Posted by Pedro Malta | 12:52 Categories: ,
 
Você sabe o que é Arquitetura Vernacular? 

 Quase ninguém sabe, mas saiba que nos passado todos os nossos antepassados sabiam, mas com o advento de novos materiais e novas tecnologias esta forma de construção de casas e moradias foi sendo esquecida, mas ainda não foi totalmente perdida, pois em locais remotos ou nos interiores do país este tipo de arquitetura mesmo que seja rude ainda é amplamente utilizada, pois não há como se construir a não ser com materiais locais.


A Arquitetura Vernacular é aquela que é produzida com técnicas e materiais locais, utilizando os materiais mais facilmente encontrados e utilizando-se também o terreno de forma adequada. Um belo exemplo são as casas ainda feitas no sertão que são as casas de pau-a-pique, de adobe e de bambu. 

Além desses materiais fartos que encontramos em todas as partes do Brasil ainda há aquelas que são feitas de madeira, pedra e com telhado de palha. Com base nesta filosofia, o que mais temos hoje nas grandes cidades?




Grandes volumes de resíduos entre eles toneladas de Garrafas Pet, o que as torna uma grande aliada para a construção de uma casa simples, mas confortável. O que vai ao meio das paredes não importa muito, pois não estamos vendo o que há lá, porém você sabe que com certeza economizou centenas de tijolos, cimento e muitos outros materiais que se utilizam em uma obra, além disso, tudo de forma segura e confortável.





Esta Casa foi construída na Bolívia e possui um belo acabamento. Veja que os fundos das garrafas pet formaram estrelas que foram amplamente utilizadas no desenha da frente da casa.



Construída apenas com garrafas pet, terra, cimento e ferro, onde as garrafas pet foram preenchidas com um tipo de solo-cimento, que é uma mistura do solo do local e cimento.





As garrafas pet são fortes e resistentes e podem sim ajudar a construir uma casa com materiais reciclados. 


As garrafas após o preenchimento com o solo cimento são amarradas para garantir uma construção sólida e para não haver a oscilação das paredes. Além disso, elas também serão amarradas para garantir que elas não correram no futuro.


Veja outro exemplo de uma Casa construída com garrafas PET em Honduras.








Esta que foi construída em Honduras possui paredes mais arredondadas e as garrafas pet favoreceram as formas arredondadas das colunas. Esta casa após o acabamento ficou muito bacana, tendo em vista que o custo benefício é enorme. Você economizou e ainda tirou toneladas de plástico dos aterros.



Estes exemplos são básicos, mas que podem abrir a imaginação de muitos arquitetos e construtores, pois a matéria está por aí, não custa quase nada e favorece e muito ao meio ambiente. No passado não muito remoto todos os nossos avós faziam pelo menos algum tipo de reciclagem, pois no passado não havia a abundância de comida e objetos para comprar por isso a reciclagem sempre foi feita, mas agora todos se esqueceram disso, mas este exemplo mostra  que é possível sim construir uma casa de forma ecológica e com materiais reciclados.



Via > Coletivo Verde

0 comentários:

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube