4 de nov de 2010

A Nota Verde ajuda o consumo consciente ao possibilitar a classificação dos automóveis em relação aos seus níveis de emissão de poluentes, que se soma aos já tradicionais parâmetros de escolha como marcas e modelos, potência, consumo e tipo de combustível. Também se constitui um instrumento de estímulo ao setor automotivo pela busca de tecnologias ambientalmente mais adequadas para o desenvolvimento de motores, veículos e combustíveis.




Para fazer uma consulta simples, basta escolher o ano, a marca, o modelo e a versão do veículo desejado que automaticamente serão fornecidas a Nota Verde e os dados de teste do carro. A Nota Verde permitirá ainda visualização simultânea de até três marcas/modelos/versão de carro. Se preferir, informe apenas o ano e terá a lista completa de todos os veículos com as respectivas Notas Verdes em ordem decrescente.



Critérios da NOTA VERDE





Todos os modelos de veículos leves, homologados L5, foram analisados e receberam até 5 estrelas verdes concedidas conforme a soma dos seguintes critérios:





Por baixa emissão de poluentes convencionais (CO, NMHC e NOx):

Modelo atendendo entre 80% e o limite = 1 estrela

Modelo atendendo entre 60% e 80% do limite = 2 estrelas

Modelo atendendo abaixo dos 60% do limite = 3 estrelas

Nível de emissão de CO2, calculado a partir do valor de emissão homologado, descontando-se a parcela “etanol” (17,7% para E22 e 100% para E100) e, no caso dos veículos a álcool ou flex, fazendo-se uma média entre a emissão com E22 e com E100:

Abaixo de 80 g/km = 1 estrela

Combustível utilizado:

Veículo movido a combustível renovável (flex ou dedicado), híbrido ou elétrico = 1 estrela

Este sistema funciona assim como o selo procel e deve ser levado em conta na hora que formos adquirir um novo automovel.


Para acessar o site clique aqui

0 comentários:

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube