9 de jul de 2009

As empresas que fazem o processamento de imagens: Raios-x, Tomografia, Mamografia, Gráficas e até laboratórios fotográficos e utilizam o processo químico com Revelador, Fixador e água. Devem estar atentas sobre proibição do descarte destes resíduos em esgoto e conseqüentemente nas redes de coleta e escoamento pluviais da cidade, conforme a Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 e ANVISA, RDC Nº 306, de 7/12/204.

O cenário atual mostra que, apesar dos esforços em investimento para o aprimoramento de profissionais, processos e equipamentos, pouco tem sido feito para controlar o impacto ambiental causado por efluentes originados desses serviços, as soluções Revelador + Fixador apresentam: hidroquinona, quinona, metol, tiossulfato de sódio, acido bórico, sulfito de sódio, entre outros todos em concentrações que acima das permitidas pelos órgãos reguladores.

Apesar de ser clara a legislação quanto às conseqüências da infração, os efluentes e os resíduos gerados pelos serviços de diagnóstico por imagem seguem em geral os seguintes caminhos: algumas instituições lançam todos os efluentes (fixador, revelador e água de lavagem) no meio ambiente, sem nenhum tratamento adequado. Outras instalam “mini estações de tratamento que alem de não tratar não possuem nenhum tipo de licença para funcionar, Outras vendem a solução de fixador a terceiros e lançam as soluções de revelador e de água de lavagem na rede de esgotos, sem nenhum tratamento.

Em todos estes exemplos as empresas estão cometendo crime ambiental que alem de multa pode acarretar na apreensão do responsável.

Se sua empresa esta agindo conforme um dos exemplos, a Futura Soluções Ambientais se apresenta como uma opção viável para este problema, pois possui todas as licenças necessárias para esse tipo de tratamento, tem mais de 15 anos nesse serviço, e hoje possui como seus clientes cerca de 80% do mercado do estado do Rio de Janeiro.

6 comentários:

Garret Gonzalles disse...

Trabalho na área e realmente sei dos males causados. Gostaria de saber se você está sabendo de alguma proibição definitiva com relação ao uso desses materias químicos?

Pedro Malta disse...

No momento ainda não existe nenhuma proibição porém muitas leis estão em tramitação como por exemplo a PL 2143/2007 que pode ser encontrada neste endereço www.abce.locaweb.com.br/downloads/PL_02143_2007.pdf

Anônimo disse...

OLá amigo, possuo uma clínica veterinaria com Rx e gostaria de saber se vcs retiram o fixador e revelador usados? Se positivo, como devo entrar em contato?

Pedro Malta disse...

Amigos, quem estiver com qualquer duvida pode entrar em contato conosco através do e-mail adm@futurambiental.com.

photostall disse...

oi !
Esse revelador e fixador que esta falando no post é o mesmo ou semelhante do que se usa para revelar as fotografias que normalmente se tiram com o filmes fotografico?
Eu sou estudante de fotografia mas me sinto profundamente mal quando me dizem que quando o revelador e o fixador nao servem mais se coloca pelo cano abaixo. precisava de uma solução para isso. Preciso mesmo.
Pelo que parece tem uma leia que proibe, mas nao sei se h+a alguma aqui em portugal.
aguardo resposta. Obrigada

Anônimo disse...

Ola bom dia trabalho em um hospita no estado do ceara e faço manutençao na processadora de raiox tenho um rapaz que leva o nosso fixador porem o revalador e jogado no ralovoçe pode me ensinar uma soluçao se possivel fcodogival@hotmail.com.br

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube