1 de mar de 2008

10 dicas quentes para que o planeta não aqueça tanto

Posted by Pedro Malta | 21:15 Categories:

1) O uso do ar condicionado as vezes é um vicio, muitas pessoas ligam o ar condicionado e depois acabam por se cobrir no meio da noite, utilize o ar condicionado somente quando e onde for realmente necessário, de preferência ao uso do ventilador.

2) Se tiver mais de uma geladeira ou freezer ligados, desligue-os a menos que este seja indispensável, tente trocar os modelos antigos por modelos mais recentes e de preferência aos mais econômicos verifique o selo de consumo na hora de escolher seus eletrodomésticos. [Procure por aparelhos com o selo do Procel (no caso de nacionais) ou Energy Star (no caso de importados)]

3) Troque as lâmpadas mais utilizadas em sua casa por modelos que gastam menos energia e você reduzirá sensivelmente suas emissões de GEE – e também a conta de luz. Uma lâmpada fluorescente consome cerca de três vezes menos energia do que uma incandescente, e ainda pode durar até 10 vezes mais.

4) Desligue luzes e equipamentos quando não estiverem sendo utilizados. Evite deixar computadores ligados 24 horas por dia e configure-os para que desliguem seus monitores quando estão em espera.

5) Utilize o mínimo necessário de papel. Quando for se comunicar com as pessoas, dê preferência ao e-mail. Use papel reciclado sempre que possível e separe papéis e papelão para reciclagem quando for descartá-los.

6) Evite deixar a torneira aberta ao fazer a barba, escovar os dentes ou lavar a louça. E nem pense em usar mangueiras para lavar calçadas, quintais e carros. Lance mão dos baldes e evite que seu dinheiro também vá por água abaixo.

7) Separe os materiais recicláveis, pois todos eles representam uma diminuição das emissões de GEE, pois, além de evitar mais exploração de matéria-prima bruta, dispensa os gastos de energia e combustíveis fósseis no processo de fabricação e transporte.

8) Não deixe seus aparelhos em standby, Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função de standby de um aparelho usa cerca de 15% a 40% da energia consumida quando ele está em uso.

9) Mude sua geladeira ou freezer de lugar. Ao colocá-los próximos ao fogão, eles utilizam muito mais energia para compensar o ganho de temperatura. Colocar roupas e tênis para secar atrás deles então, nem pensar!

10) Use menos água quente. Aquecer água consome muita energia. Para lavar a louça ou as roupas, prefira usar água morna ou fria.

0 comentários:

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube